Celena - Blog
Blog

blog celena

Produtos e Projetos Eficientes em Iluminação

Nos últimos anos, muito se tem discutido sobre a implementação de recursos que aliam modernidade e economia na distribuição energética e, sem dúvida, o avanço da tecnologia em led é um dos alvos principais desta discussão.

O led já é considerado uma verdadeira revolução na tecnologia da iluminação, por ter um desempenho energético com custo-benefício superior às outras tecnologias, sobretudo nos setores industriais corporativos e públicos.

O setor de iluminação no país é extremamente competitivo, formado por empresas de diversos tamanhos e hoje, a grande maioria tem investido nas soluções de tecnologia em led para projetos de redução de custos em empresas.

No entanto, poucas estão realmente preparadas para atender a demanda e atuar tendo a informação como o principal meio veiculador como é o caso da Celena – que ressalta sempre em seus projetos que o custo do mesmo se paga integralmente a médio prazo, principalmente nos ambientes corporativos industriais e poder público, como é o caso de fábricas, supermercados e prefeituras.

A economia é fator fundamental no avanço da tecnologia em led

Sem dúvida alguma, a economia é o fator fundamental para a tecnologia em led ter esse boom de crescimento nos últimos anos, mas há também outros fatores que favoreceram esse crescimento:

Melhora da tecnologia

Nascida nos anos 90, a tecnologia em led surgiu a partir de uma pesquisa que consistia na melhora dos led´s convencionais que só emitiam luzes coloridas. Com o passar do tempo e com o desenvolvimento da luz branca, ganhou de vez espaço. Atualmente, existem várias tecnologias de LED de luz branca, a maior parte delas adotando a propriedade de fluorescência do fósforo ao reagir com a emissão de raios ultravioleta.

Há também tecnologias mais conceituais, que permitem mudar a cor da luz, explorando o fato de que a luz branca resulta da combinação das cores primárias.

Luminárias a Led

Os custos da das luminárias em led ainda é elevado levando-se em consideração as outras tecnologias, no entanto, estudos apontam que este custo deva cair em 65% nos próximos dez anos. Portanto, a penetração da tecnologia LED no mercado de iluminação depende, num primeiro momento, do barateamento dos componentes associados ao LED (módulos e drivers), mas deverá depender, no médio e longo prazo, da capacidade dos fabricantes em dominar as tecnologias de materiais e fabricação do corpo da luminária, visando um projeto energeticamente eficiente e termicamente confiável.

Desempenho Óptico

O que deve atrair projetos cada vez mais abrangentes neste segmento é o desempenho óptico da tecnologia em led, visando à ampliação do seu potencial máximo. Isso se dá pela possibilidade de que o led pode ser facilmente dimerizado (com intensidade ajustável), característica que favorece a execução de projetos.

Mercado

Pelo custo que se paga com sua implementação em médio prazo, a tecnologia em led chegou para dominar de vez o mercado, principalmente corporativo e público, haja vista que as preocupações com a economia estejam cada vez mais fazendo a diferença. Os governos municipais tendem a valorizar a abordagem ambiental em seus projetos, visto que a União e os estados estão compromissados com acordos globais de redução dos Gases do Efeito Estufa (GEE). Um dos municípios que está à frente nessa corrida é São Luiz do Paraitinga (SP), que desenvolveu projetos com a Celena para revitalização da sua iluminação pública.

Compartilhe

Compartilhe nas mídias sociais!