Celena - Blog
Blog

blog celena

Produtos e Projetos Eficientes em Iluminação

Em um mercado cada vez mais competitivo, impulsionado pelo constante aumento nos preços do combustível, os postos de gasolina precisam estar sempre atentos para atrair e fidelizar os clientes. Apesar de parecer apenas um detalhe, uma boa iluminação pode fazer toda a diferença.

Mais do que segurança, iluminação é qualidade

Mais do que uma questão de visibilidade, a iluminação em um posto de gasolina garante a segurança dos clientes e funcionários. Por lidar com produtos inflamáveis, a correta visibilidade e a fidelidade máxima das cores de segurança são fatores primordiais para evitar acidentes. Já para o consumidor, que precisa estacionar e, muitas vezes, manobrar o carro, a acuidade visual e o mínimo ofuscamento fazem a diferença na experiência e conforto do usuário.

Já na loja de conveniência, a iluminação é verdadeira ferramenta para desestimular a ação de criminosos e aumentar a sensação de segurança do cliente. Apostar em um ambiente claro e uniforme contribui até para que as câmeras de segurança registrem imagens com mais nitidez.

Porém, a correta iluminação em postos de combustíveis não se resume apenas à questão da segurança, mas também ao fortalecimento de marca. Além de contribuir para aumentar a visibilidade do local, contar com um posto bem iluminado passa a sensação de cuidado, modernidade e credibilidade, aspectos fundamentais em um mercado que é marcado pelo alto número de fraudes.

A importância do equipamento correto

Uma vez que a relevância da correta iluminação seja compreendida, o desafio é alinhar uma solução viável que garanta a qualidade e não promova um reajuste no preço do combustível. Em um mercado tão competitivo como esse, o cuidado com as finanças é ainda mais relevante. Nesse caso, a solução pode ser encontrada em três letras: LED.

Com a evolução da tecnologia, surgiram no mercado luminárias em LED desenvolvidas exatamente com essa finalidade de aplicação, ou seja, já totalmente adaptadas às questões normativas do setor. A grande vantagem é que, com elas, é possível garantir a qualidade da iluminação reduzindo potencialmente o consumo de energia.

Por exemplo, em um posto com lâmpadas convencionais de vapor metálico de 400W, mais reator eletrônico, o conjunto pode chegar a aproximadamente 460W de potência. Esse sistema é o mais utilizado pelas principais bandeiras aqui do Brasil. Na substituição pela Extreme LED Gas Station 2, de 120W, conseguimos uma redução de consumo de até 74% em relação à opção tradicional. Considerando uma fotometria mais concentrada e fluxo luminoso de 12 mil lumens, possibilita uma distribuição luminosa mais adequada para a pista de abastecimento, assim mantendo iluminância e uniformidade mais adequada.

Além disso, a luminária Extreme LED Gas Station 2 possui uma temperatura de cor de 5700K, garantindo a estética agradável a fidelidade de cores com um IRC maior de 70. Para fazer o cálculo de custo-benefício, é preciso levar em consideração que a durabilidade do modelo é de 50 mil horas de uso, com garantia de cinco anos.

Para aumentar a eficiência do sistema luminoso como um todo, o ideal é que a loja de conveniência também aposte nas opções em LED. As lâmpadas tubulares, por exemplo, podem ser encontradas nos modelos de 8W e 16W, reduzindo em até 48% em relação às opções similares de mesma capacidade de iluminação. A vida útil supera as 36 mil horas de uso e sua instalação dispensa o uso do reator.

Para deixar o espaço ainda mais atraente aos olhos do consumidor, o ideal é apostar em opções como downlight e painéis. Solução perfeita para iluminação embutida, o Ultraled Downlight é recomendado para substituir as lâmpadas fluorescentes tradicionais. Seu desempenho permite uma redução de consumo em até 50%, além de uma alta fidelidade de cor, aspecto fundamental em um ambiente de compras. Sua durabilidade é de 25 mil horas.

Já o Extreme LED Painel apresenta as mesmas vantagens, mas com um detalhe: seu design slim traz ainda mais elegância e modernidade ao ambiente sem perder a qualidade de iluminação e o baixo consumo.

Fazendo a escolha correta

Para não errar quando for reformar ou criar uma iluminação de seu posto, sugerimos que peça orientação de um especialista em projetos luminotécnicos. É esse profissional que irá especificar as soluções mais adequadas conforme o espaço e uso, já apresentando soluções com a melhor qualidade e que permita maior redução do consumo de energia. Além disso, ele também apresentar um estudo de viabilidade, calculando o payback (retorno de investimento), garantindo que o seu investimento seja seguro e eficiente.

Compartilhe

Compartilhe nas mídias sociais!